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  • dezembro 2, 2024
  • 5:00 pm

Representante de vendas nos canais digitais: saiba mais!

Foto de Brendda Costa

Brendda Costa

Representante de Vendas

Se o lojista deseja aumentar as suas vendas, mas integrando o mundo físico e digital, então o módulo de representante de vendas da Linx Commerce é o ideal para expandir o seu negócio. 

 

Se tem uma estratégia que vem conquistando espaço dentro dos e-commerces é a modalidade de representante de vendas.

 

Além de engajar o time de vendas no canais digitais, ainda possibilita o vendedor integrar o mundo físico e online.

 

Com essa nova tendência, o varejista acaba oferecendo uma experiência completa tanto para o seu time comercial quanto para o cliente. Mas, para alcançar um resultado positivo é preciso planejar e estruturar a operação e a cultura da sua equipe.

 

Para diferenciar os canais físicos e online, o lojista precisa entender que as vendas feitas nas lojas físicas são aquelas que as transações acontecem no estabelecimento, podendo ser: loja de rua, shoppings e quiosques.

 

Já os canais digitais de venda são os e-commerces, marketplaces, aplicativos de compras, redes sociais e chats. 

 

As diferenças são várias, como no varejo físico o cliente pode ver, tocar e experimentar o produto, contudo, nas lojas online precisam que os produtos tenham descrições completas. Mas, em contrapartida, no ambiente digital o cliente pode comprar produtos 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. 

 

Dessa forma, ao integrar esses dois mundos, o representante de vendas nos canais digitais surge como facilitador para as operações entre o digital e o físico seja feito de forma fluída. 

Como o representante de vendas pode atuar nos canais digitais?

No ambiente digital, o representante de vendas pode guiar os clientes durante sua jornada de compra mesmo que de forma online.

 

Por isso, foram desenvolvidas algumas tecnologias, como: chats, e-mails, chamadas de vídeos, live commerce, dentre outras. O objetivo é poder atender a necessidade do cliente e entregar as informações relevantes que podem auxiliá-lo na decisão de compra. 

 

Outro detalhe, para o lojista usar essa funcionalidade e ter sucesso, é importante engajar. Para isso, deve-se oferecer treinamentos e capacitação para os vendedores para que todos entendam e dominem a técnica de vender online. 

 

Além disso, o varejista precisa planejar um incentivo para estimular a equipe a se dedicar ao canal digital, e assim, os vendedores irão entender que trata-se de um adicional importante para aumentar as vendas e o ticket médio,  e também permite uma movimentação do estoque. Logo, com essa estratégia o time de vendas não pode deixar o consumidor sair da loja sem um produto ou a peça procurada. 

 

Na prática, a Linx Commerce já tem essa feature de Representante de Vendas em sua plataforma. Um dos nossos clientes, a rede varejista Lebes, que fica no Rio Grande do Sul, já utiliza esse módulo.

 

O processo funciona assim: o representante atende o cliente na loja ou via aplicativos de mensagem, como o WhatsApp; depois ele faz o login no site da loja com as suas credenciais e faz um pedido em nome do cliente que está na carteira dele. Após isso, ele manda o link do carrinho para o cliente fechar.

 

A Lebes ainda tem uma funcionalidade que vai além, pois o representante pode mandar um link para o cliente, e esse pode ter a liberdade de adicionar mais itens ao carrinho e creditar essa compra inteira para o representante selecionado. Dessa forma, este módulo ajuda o lojista a vender mais e ainda aumentar o ticket médio da sua marca

Como o representante de vendas pode impactar a estratégia nos canais digitais?

Quando acontece a integração dos vendedores ao canal digital de uma loja, o empreendedor perceberá impactos positivos em sua estratégia, como a conquista de novos públicos, mais visibilidade da marca e a possibilidade de atingir outras localidades. 

 

Além disso, com um representante de vendas atuando nos canais digitais da loja as vantagens são aumento de vendas, aumento da satisfação do cliente e a redução do custo com marketing. 

 

Com uma equipe de vendas dedicada no canal digital, o cliente vai receber um atendimento mais personalizado, as taxas de conversão aumentarão e também poderão fidelizar o cliente. 

 

Para que tudo isso aconteça é importante contar com uma tecnologia que permita fazer análise de dados, identificação de tendências e gerar oportunidade de crescimento. 

 

A Linx Commerce, é a plataforma certa, pois possui o módulo de Representante de Vendas  com foco nos negócios B2B, onde ajudará o lojista a se organizar para aumentar o faturamento da empresa e gerenciar a performance do time de vendas. 

 

Se você deseja ampliar suas vendas, entre em contato com nosso time de especialistas e veja que vamos te ajudar a impulsionar suas vendas nos canais digitais. 

 

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