Se o lojista deseja aumentar as suas vendas, mas integrando o mundo físico e digital, então o módulo de representante de vendas da Linx Commerce é o ideal para expandir o seu negócio.
Se tem uma estratégia que vem conquistando espaço dentro dos e-commerces é a modalidade de representante de vendas. Além de engajar o time de vendas no canais digitais, ainda possibilita o vendedor integrar o mundo físico e online. Com essa nova tendência, o varejista acaba oferecendo uma experiência completa tanto para o seu time comercial quanto para o cliente. Mas, para alcançar um resultado positivo é preciso planejar e estruturar a operação e a cultura da sua equipe.
Para diferenciar os canais físicos e online, o lojista precisa entender que as vendas feitas nas lojas físicas são aquelas que as transações acontecem no estabelecimento, podendo ser: loja de rua, shoppings e quiosques. Já os canais digitais de venda são os e-commerces, marketplaces, aplicativos de compras, redes sociais e chats.
As diferenças são várias, como no varejo físico o cliente pode ver, tocar e experimentar o produto, contudo, nas lojas online precisam que os produtos tenham descrições completas. Mas, em contrapartida, no ambiente digital o cliente pode comprar produtos 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.
Dessa forma, ao integrar esses dois mundos, o representante de vendas nos canais digitais surge como facilitador para as operações entre o digital e o físico seja feito de forma fluída.
Como o representante de vendas pode atuar nos canais digitais?
No ambiente digital, o representante de vendas pode guiar os clientes durante sua jornada de compra mesmo que de forma online. Por isso, foram desenvolvidas algumas tecnologias, como: chats, e-mails, chamadas de vídeos, live commerce, dentre outras. O objetivo é poder atender a necessidade do cliente e entregar as informações relevantes que podem auxiliá-lo na decisão de compra.
Outro detalhe, para o lojista usar essa funcionalidade e ter sucesso, é importante engajar. Para isso, deve-se oferecer treinamentos e capacitação para os vendedores para que todos entendam e dominem a técnica de vender online.
Além disso, o varejista precisa planejar um incentivo para estimular a equipe a se dedicar ao canal digital, e assim, os vendedores irão entender que trata-se de um adicional importante para aumentar as vendas e o ticket médio, e também permite uma movimentação do estoque. Logo, com essa estratégia o time de vendas não pode deixar o consumidor sair da loja sem um produto ou a peça procurada.
Na prática, a Linx Commerce já tem essa feature de Representante de Vendas em sua plataforma. Um dos nossos clientes, a rede varejista Lebes, que fica no Rio Grande do Sul, já utiliza esse módulo.
O processo funciona assim: o representante atende o cliente na loja ou via aplicativos de mensagem, como o WhatsApp; depois ele faz o login no site da loja com as suas credenciais e faz um pedido em nome do cliente que está na carteira dele. Após isso, ele manda o link do carrinho para o cliente fechar.
A Lebes ainda tem uma funcionalidade que vai além, pois o representante pode mandar um link para o cliente, e esse pode ter a liberdade de adicionar mais itens ao carrinho e creditar essa compra inteira para o representante selecionado. Dessa forma, este módulo ajuda o lojista a vender mais e ainda aumentar o ticket médio da sua marca.
Como o representante de vendas pode impactar a estratégia nos canais digitais?
Quando acontece a integração dos vendedores ao canal digital de uma loja, o empreendedor perceberá impactos positivos em sua estratégia, como a conquista de novos públicos, mais visibilidade da marca e a possibilidade de atingir outras localidades. Além disso, com um representante de vendas atuando nos canais digitais da loja as vantagens são aumento de vendas, aumento da satisfação do cliente e a redução do custo com marketing.
Com uma equipe de vendas dedicada no canal digital, o cliente vai receber um atendimento mais personalizado, as taxas de conversão aumentarão e também poderão fidelizar o cliente.
Para que tudo isso aconteça é importante contar com uma tecnologia que permita fazer análise de dados, identificação de tendências e gerar oportunidade de crescimento. A Linx Commerce, é a plataforma certa, pois possui o módulo de Representante de Vendas com foco nos negócios B2B, onde ajudará o lojista a se organizar para aumentar o faturamento da empresa e gerenciar a performance do time de vendas.
Se você deseja ampliar suas vendas, entre em contato com nosso time de especialistas e veja que vamos te ajudar a impulsionar suas vendas nos canais digitais.