Plataforma de e-commerce: quando é a hora certa de mudar?

Foto de Brendda Costa

Brendda Costa

Plataforma de e-commerce

Muitos fatores podem influenciar a migração da sua loja virtual para uma nova plataforma de e-commerce, como por exemplo, quando uma solução deixa de existir, como é o caso da descontinuação da Mercado Shops. 

 

Uma plataforma de e-commerce é a ferramenta ideal para quem deseja digitalizar sua loja e trazer suas vendas para o mundo digital.

 

É através dela que é possível exibir os produtos, desenvolver a jornada de compra do cliente e ainda promover um relacionamento próximo com o seu público. 

Contudo, à medida que a loja virtual cresce, é normal surgir a necessidade de migrar de plataforma para que o negócio possa continuar a sua escalabilidade.

Além disso, existem outros fatores que influenciam a decisão de mudança de plataforma de e-commerce, como a descontinuação da plataforma e limitações técnicas, por exemplo.

 

Dessa forma, é fundamental saber o momento certo para migrar de plataforma de e-commerce de acordo com a necessidade do seu negócio.

 

Por isso, ao longo deste artigo vamos te apresentar algumas razões para você entender se chegou a hora de trocar o software do seu comércio eletrônico. Confira!

O que é a migração de e-commerce?

Pense na sua loja virtual como se fosse um ponto de venda físico, e o local onde o seu comércio se encontra já não comporta mais as demandas, logo ações básicas passam a se tornar uma dor de cabeça, como o simples fato de acomodar com conforto uma grande quantidade de clientes em seu espaço ou até mesmo fazer modificações na estrutura para destacar os seus produtos.  

 

No e-commerce, realizar a migração de uma plataforma para outra é o ato de passar tudo de uma loja virtual para outro ambiente, sem prejudicar o que já foi conquistado, como o SEO, dados de clientes e catálogo já cadastrado.  

 

Quais cuidados devo ter ao migrar de uma plataforma de e-commerce para outra?

Ao escolher uma nova plataforma de e-commerce que atenda todos os requisitos da evolução do seu negócio, a migração de uma tecnologia para outra não pode ser feita de maneira despreparada, o novo time escolhido para implementar o seu e-commerce precisa de um fluxo bem estruturado, e processos bem definidos.  

 

Por padrão, esses são alguns dos cuidados que você deve ter ao migrar o seu site:  

 

Planejamento e diagnóstico

Realize um mapa estrutural do seu site, com todas as páginas, URLs e conteúdo, após essa ação, defina um escopo para a migração, envolvendo todas as ações necessárias para não perder o que você deseja manter em sua loja virtual, e aplicar as melhorias 

 

Lembre-se, as fases de uma migração de plataforma de e-commerce devem envolver: 

  • Teste 
  • Homologação 
  • Lançamento  

 

Cuidados com SEO

Construir um bom SEO leva tempo e é um conjunto de estratégias desenvolvidas, por isso, essa é uma das etapas que mais precisam de atenção.  

Você já ouviu falar sobre o redirecionamento 301?

O redirecionamento 301, será um dos aliados durante a migração de plataforma de e-commerce, já que é essa ação que permite indicar que uma URL foi permanentemente movida para outro domínio, logo, todos os seus clientes ao acessar as páginas do seu site serão direcionados para o novo destino.    

Além disso, realizar um sitemap do site antigo e guardar como um backup e atualizar o Google Search Console e Analytics também são ações necessárias.  

Mas depois da migração, como monitorar todos esses pontos?  

Fique atento aos erros de 404 durante as primeiras semanas do novo site no ar e crie uma planilha com as URLs antigas e novas.  

Migração de dados

Novo site, mesma experiência, ao mudar de plataforma de e-commerce realize o backup dos dados dos seus clientes e histórico de pedidos, lembre-se que solicitar um novo cadastro da sua base de compradores pode fazer você perder clientes. 

 

Além disso, não esqueça de importar sua base de cadastros e informações dos produtos, como SKU.  

 

Mas porque devo manter as informações como o SKU?  

 

Se você possui integrações para vender em marketplaces, por exemplo e todas a sincronização de estoque é realizada através do SKU, mudar essa informação pode acarretar problemas de alinhamento de preço e estoque. 

Integração e automações

Durante a mudança, realize testes de todas as integrações e automações que serão utilizadas em sua nova plataforma. Não se esqueça de entender quais são os processos indicados por essas ferramentas, caso você opte por utilizar as mesmas integrações da plataforma anterior.  

 

Valide se a nova plataforma de e-commerce possuí limites de API ou custos extras para integrações.  

Experiência e UX da nova plataforma

Não troque seis por meia dúzia, ao migrar sua loja virtual a experiência do usuário deve ser igual ou até mesmo superior do que a solução antiga, valide a navegação, velocidade e responsividade do novo site.  

 

Muito cuidado com a identidade visual, ajuste todas as mensagens e elementos gráficos. Se possível, faça testes A/B para validar a performance das mudanças realizadas no layout.   

Pós migração e monitoramento

Uma vez no ar, realize o monitoramento de KPIs que irão te ajudar a acompanhar a adaptação da sua loja pós a migração da plataforma. 

 

KPIs que você deve ficar atento:  

 

  • Taxa de conversão  
  • Tráfego  
  • Tempo de carregamento   

 

Além disso, tenha um controle da reindexação das novas páginas no google durante as semanas seguintes, e não se esqueça de ter um plano de ação de rollback, caso algum erro crítico ocorra.  

Quais cuidados devo ter ao migrar de uma plataforma de e-commerce para outra?

Motivos para considerar se você está em dúvida sobre a hora de trocar sua plataforma de e-commerce 

1. Instabilidade

Quando a instabilidade da plataforma de e-commerce se torna algo recorrente é preciso repensar se essa ferramenta está sendo adequada para o seu negócio. Uma das complicações que isso pode gerar são as reclamações dos clientes, comprometimento das vendas e a vulnerabilidade que o site pode apresentar.

 

Além disso, a partir do momento que o site não está disponível o tráfego da página diminui e a indexação do Google é prejudicada nos resultados de buscas. 

2. Falta de integrações nativas

A integração nativa é o desenvolvimento de um software capaz de integrar-se com outros fornecedores para que aconteça o funcionamento da loja virtual de maneira mais eficaz.

 

Logo, a plataforma de e-commerce precisa oferecer um sistema onde o lojista consiga agregar soluções de pagamentos, logísticas, marketplaces e outros serviços.

3. Suporte de má qualidade

O suporte da empresa que fornece a plataforma de e-commerce deve-se estar sempre disponível para resolver qualquer tipo de questão relacionada à ferramenta.

 

Se existe uma dificuldade na utilização da solução e as respostas são demoradas, isso é um bom motivo para trocar sua plataforma onde está hospedada o seu comércio eletrônico. 

4. Escalabilidade

A plataforma de e-commerce precisa atender várias demandas e uma delas é acompanhar o crescimento da loja virtual. É fundamental que a ferramenta acompanhe o aumento das vendas, das visitas no site e ofereça mais qualidade para agregar valor ao negócio. 

5. Operação Omnichannel

Uma tendência que vem conquistando espaço é a experiência omnichannel nas lojas. Através desse modelo de operação, o consumidor pode pesquisar no site,  realizar as compras nos canais digitais, e assim retirar o produto na loja física.

 

Apesar de parecer fácil o processo, é muito importante a plataforma de e-commerce estar bem alinhada para que as vendas aconteçam de maneira organizada. 

6. Atender as estratégias comerciais

A evolução do seu negócio permite que você atinja novos públicos, e com isso precise reavaliar a estrutura oferecida para os novos compradores. 

  

O seu varejo pode alcançar novos compradores no formato B2B (Business to Business), ou seja, além de vender para outros clientes físicos, atender também a demanda de outras empresas que desejam revender seus produtos, com isso as demandas são outras, como por exemplo as formas de pagamento, cotação e cadastro do cliente. 

 

Em casos de empresas com diversas unidades, escolher uma plataforma de e-commerce que trabalhe no modelo multilojas é uma vantagem competitiva, uma vez que o estoque e tempo de entrega será cotado com base no cep do comprador, privilegiando a unidade mais próxima e estando de acordo com as tendências do mercado de entrega rápida.

7. Descontinuação da plataforma

Outro fator que pode pegar os lojistas de surpresa é quando a plataforma de e-commerce deixa de existir. Os impactos dessas mudanças são enormes, como desaparecimento da página, os dados do site podem se perder, o tráfego do site que demorou para ser conquistado acaba caindo, o consumidor perde interesse pela marca ou produto, dentre outros aspectos negativos. 

Mercado Shops: o fim da plataforma de e-commerce

Recentemente, o Mercado Livre anunciou que irá encerrar a ferramenta de e-commerce Mercado Shops no dia 31 de dezembro de 2025. Essa plataforma era diferente do marketplace, pois nela era possível criar uma loja virtual com identidade da marca, banners, produtos em destaque e outras customizações. 

 

Diante desse cenário, os lojistas que usam esse canal de venda têm até o fim deste ano para poder usar, após esse período o lojista precisará migrar seu e-commerce para dentro do marketplace do Mercado Livre

 

Mas, vale ressaltar que essa opção não permite integração com outras plataformas de e-commerces. Logo, neste ano, os empreendedores precisarão avaliar se faz sentido fazer essa mudança ou procurar outra plataforma de e-commerce para o seu negócio. 

Linx Commerce: a plataforma certa para a sua mudança

A plataforma Linx Commerce foi eleita por dois anos consecutivos (2023 – 2024) como a melhor plataforma de e-commerce do país, segundo a ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Isso mostra o sucesso que a ferramenta tem com seus clientes e o prestígio que tem com os seus parceiros.

 

Além disso, é uma solução completa que permite uma customização de alto nível; suporta grandes tráfegos; integrações com diversas empresas no segmento de pagamentos, logística, ERPs, dentre outras; gestão centralizada de diversas lojas; operação omnichannel e muito mais. 

 

Se você quer saber mais sobre nossa plataforma de e-commerce, solicite uma conversa com nosso time especialista neste link. Veja como podemos impulsionar as vendas da sua loja virtual!