O checkout de um e-commerce pode ser decisivo na jornada de compra do cliente, por isso é importante oferecer um processo simplificado. Veja como conquistar o seu cliente!
Um momento difícil da jornada de compra dentro de um e-commerce é o checkout, pois se não acontecer de maneira fluída, o consumidor pode acabar abandonando o carrinho.
Dessa forma, nunca é demais pensar em algumas estratégias para ter um checkout otimizado, que aumenta as conversões e as vendas, consequentemente.
Mas, já imaginou o cenário onde você se dedica para atrair o consumidor para a sua loja virtual, porém ao chegar na fase de fazer o pagamento e assim concluir a compra, o checkout é cheio de burocracias e complicações.
Nesse momento, a loja virtual acaba quebrando a confiança e a vontade do cliente.
Por isso, o checkout de um e-commerce precisa oferecer uma experiência positiva. Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas de como melhorar os seus resultados através de um checkout inteligente. Confira!
Checkout otimizado: 8 dicas de sucesso!
Conheça algumas estratégias para melhorar o checkout da sua loja virtual.
1. Facilite o processo
O processo de checkout precisa ser descomplicado, por isso é importante simplificar as etapas de pagamento dentro do site. Portanto, evite solicitar informações redundantes e faça com que a navegação seja intuitiva.
2. Diversifique as opções de pagamento
Se tem algo que pode ser decisivo na hora do pagamento é as modalidades que são oferecidas dentro do site.
Dessa forma, é interessante o lojista oferecer diversas formas de pagamento, como: cartão de crédito, débito, Pix, carteiras digitais, boletos e outros métodos. Isso ajudará na conversão dentro da loja virtual.
3. Ofereça um checkout de segurança e transparência
Os clientes precisam se sentir seguros ao fazer compras dentro do e-commerce. Logo, certifique-se que seu site possui os certificados SSL e deixe claro as medidas de segurança que sua empresa adota.
Além disso, seja transparente com os valores das taxas de frete, prazos das entregas das mercadorias e as políticas de devolução, pois assim você garante a credibilidade perante aos usuários da página.
4. Garanta a otimização para os dispositivos móveis
O uso de dispositivos móveis na realização de compras online está se tornando cada vez mais comum. Por isso, vale a pena oferecer um processo de checkout responsivo e amigável para esse formato. Assim, a experiência fica mais consistente e vai atender as necessidades do cliente.
5. Permita a opção de salvar o carrinho dentro do e-commerce
Ofereça a possibilidade de salvar o carrinho de compras para que o cliente consiga continuar a compra onde parou posteriormente. Dessa forma, você consegue combater o abandono do carrinho, e ainda consegue enviar lembretes por e-mail para engajar os clientes a concluir a compra.
6. Automatize o seu checkout
É muito importante o lojista automatizar algumas partes do checkout, como: o preenchimento automático como o endereço através do CEP ou até detectar algum erro durante o processo de cadastro dos dados, isso além de economizar tempo pode melhorar a experiência do cliente.
Além disso, ainda é possível oferecer a opção de compra com apenas um clique, assim os dados ficam salvos e o cliente não precisa preencher tudo de novo quando realizar uma nova compra.
7. Evite distrações dentro da loja virtual
No processo de checkout dentro do e-commerce é preciso minimizar as distrações nessa fase. Dessa forma, evite elementos desnecessários para que assim o cliente mantenha o foco para concluir a compra. Quanto mais objetivo for o checkout a chance de ter mais conversões é ainda maior.
8. Ofereça um suporte eficiente
A disponibilização de um suporte eficaz para atender as dúvidas dos clientes durante o checkout é essencial para garantir uma boa experiência na jornada de compra. Seja por chat, e-mail ou telefone, o importante é que o consumidor consiga ter fácil acesso ao atendimento, assim é possível evitar os abandonos dos carrinhos.
Linx Commerce: o checkout simplificado!
Você sabia que a plataforma Linx Commerce tem um checkout que foi desenvolvido para facilitar a venda do lojista?
Ao contrário do modelo tradicional, o modelo de checkout da ferramenta possui um fluxo mais simples que permite uma melhor conversão dentro do e-commerce.
Além disso, o conteúdo é totalmente adaptado para qualquer dispositivo, logo é um checkout menos burocrático e sem complicações para ser preenchido.
O checkout da plataforma ainda integra as lojas do mundo físico e online, o que garante a operação omnichannel.
A Linx Commerce ainda possibilita ao cliente escolher a sua opção de pagamento, como boletos, parcelamentos, pagamento com dois cartões e muito mais. Assim, o lojista reduz o abandono do carrinho e ainda facilita a decisão do consumidor.
Se você ficou interessado, solicite uma demonstração da nossa ferramenta para o nosso time de especialistas. Veja como a Linx Commerce vai transformar as vendas da sua loja virtual!