Quando um lojista deseja digitalizar o seu negócio, é preciso conhecer as melhores plataformas de e-commerce do mercado para analisar quais critérios atendem às necessidades da sua empresa.
O mercado atual oferece diversos softwares para vender online, mas as melhores plataformas de e-commerce nem sempre são fáceis de encontrar. Ter essa ferramenta é essencial para o sucesso do seu negócio digital, e escolher a solução certa é uma decisão estratégica.
Para começar a vender em um ambiente digital, é preciso analisar os potenciais fornecedores, e validar se eles irão permitir que você ofereça uma boa experiência de compra, se é possível acompanhar o crescimento do seu negócio, e que acima de tudo, alavanque as vendas.
Dessa forma, é importante analisar todos os recursos disponíveis que a plataforma de e-commerce oferece para que a tomada de decisão e a escolha seja eficiente e lucrativa para a sua marca.
Descubra quando é a hora certa de mudar de plataforma de e-commerce
O que é uma plataforma de e-commerce?
Uma plataforma de e-commerce é o sistema que possibilita que o cliente tenha uma experiência de compra satisfatória e queira continuar comprando.
Além disso, esse sistema precisa otimizar a gestão de vendas e pedidos dos consumidores durante toda a jornada de compra.
Por isso, antes de escolher uma ferramenta para vender online, é importante realizar uma pesquisa considerando as necessidades do seu negócio e as particularidades do seu nicho.
Ao longo deste artigo, você vai entender o que torna uma plataforma de e-commerce realmente apta para receber sua empresa. Mas, por definição, existem alguns recursos técnicos imprescindíveis:
- Infraestrutura e performance
- Gestão e operação da loja
- Pagamentos e segurança
- Experiência do usuário e ferramentas de conversão
- Integração e ecossistema
- Analytics, SEO e Growth
Esses seis recursos apoiam o lojista em toda a operação do e-commerce, proporcionando resultados cada vez melhores — especialmente quando se escolhe o parceiro certo para vender online.
Por exemplo, a Linx Commerce conta com uma dinâmica de vitrines que permite criar uma loja virtual para vendas B2B (business to business), B2C (business to consumer) e até se tornar um marketplace. Assim, de acordo com o seu modelo de negócio, tudo o que você precisa estará disponível e centralizado em um único painel.
Durante a jornada da escolha da plataforma de e-commerce perfeita você vai encontrar dois tipos de ferramenta, os modelos SaaS e Open Source, você já sabe a diferença entre esses dois formatos de plataforma?
Qual a diferença de uma plataforma de e-commerce SaaS e Open Source?
O SaaS (Software as a Service, ou “software como serviço”) é um modelo que entrega toda a estrutura pronta e facilita a construção do e-commerce por meio de templates.
Nesse formato, o lojista não precisa de um time técnico, pois toda a base de código já está pronta e as integrações com aplicativos estão disponíveis — muitas vezes, em uma loja de apps da própria plataforma. Isso torna muito mais rápida a implementação de melhorias e recursos.

O SaaS (Software as a Service, ou “software como serviço”) é um modelo que entrega toda a estrutura pronta e facilita a construção do e-commerce por meio de templates.
Nesse formato, o lojista não precisa de um time técnico, pois toda a base de código já está pronta e as integrações com aplicativos estão disponíveis — muitas vezes, em uma loja de apps da própria plataforma. Isso torna muito mais rápida a implementação de melhorias e recursos.
As plataformas de e-commerce Open Source são softwares de código aberto, muitas vezes gratuitos. Nesse cenário, o empreendedor precisa contar com um time técnico especializado, já que toda a estrutura será desenvolvida internamente.
Embora ofereçam liberdade para personalizar e evoluir o produto, a necessidade de desenvolvedores pode encarecer ou inviabilizar o projeto.
Qual a melhor escolha: Plataforma de e-commerce Open Source ou SaaS?
A decisão depende do momento da sua empresa e das necessidades do seu modelo de negócio. Atualmente, as plataformas SaaS estão cada vez mais especializadas e atendem aos mais diversos tipos de operação comercial.]
Ao escolher uma plataforma SaaS, o tomador de decisão deve analisar o roadmap de evolução da empresa — ou seja, entender como são planejadas e implementadas as melhorias da ferramenta.
Veja aqui como a Linx Commerce apresenta seu roadmap:
Por que você precisa conhecer as melhores plataformas de e-commerce?
A plataforma de e-commerce é base para o lojista que deseja digitalizar sua loja. Através desse software é possível operacionalizar o negócio online, ou seja, realizar as vendas. Dessa forma, só tem sucesso se você tem uma das melhores plataformas de e-commerce do mercado.
Se o usuário que entra na loja online sente que foi bem atendido e que teve uma experiência incrível, com certeza ele vai querer realizar o checkout da compra.
Logo, é muito importante que a plataforma ofereça a melhor usabilidade, os melhores recursos tanto de pagamento quanto de logística, e que a gestão seja feita sem dor de cabeça.
Além disso, oferece recursos de um suporte que funciona de verdade é importante, pois caso o cliente tenha alguma dúvida, ele vai querer ter respostas rápidas, e por isso é importante investir no relacionamento com o consumidor.
Com a escolha certa da plataforma de e-commerce, a chance de conquistar e fidelizar o cliente é enorme. Por isso, vamos te indicar algumas plataformas do mercado que vão impactar diretamente na conversão da sua loja virtual.
Conheça as 7 melhores plataformas de e-commerce
1. Linx Commerce
A Linx Commerce foi eleita por dois anos consecutivos (2023 – 2024) com a melhor plataforma de e-commerce, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Através de uma votação popular, essa conquista mostra que de fato é uma solução que os lojistas têm gostado de usar para digitalizar o negócio online.
Com essa ferramenta o lojista não vai precisar se preocupar com escalabilidade, robustez e segurança, isso já é uma premissa da ferramenta.
Além disso, ela proporciona integrações com diversos parceiros (ERPs, Logística, Pagamento, Marketplaces, Anúncios, Análise de Dados, Segurança e muito mais).
O sistema Linx Commerce está sempre inovando e trazendo novas features para deixar a plataforma de e-commerce mais atualizada com as tendências, como por exemplo: recorrência de planos e assinaturas, integrações mais eficientes com o Google e outros sistemas externos, pagamentos por meio de wallets, dentre outras.
A plataforma Linx Commerce também atende o perfil de cliente B2C e B2B; transforma sua loja virtual em um marketplace; tem integração com um dos maiores hub de marketplaces, a Plugg.To; permite que os estoques das lojas físicas também faça parte da sua plataforma de e-commerce, através do módulo Omni Commerce.
A solução ainda oferece um checkout que foi desenvolvido para facilitar a venda do lojista. Através do Easy Checkout o consumidor consegue finalizar sua compra em qualquer dispositivo, com menos burocracia. Isso reduz o abandono do carrinho e melhora a conversão das vendas.
Se você quer conhecer todo universo de Linx Commerce e o que ela tem para oferecer ao seu negócio, acesse o site e fique por dentro de tudo.
2. VTEX
A VTEX é uma das melhores plataformas de e-commerce, pois é considerada robusta, porém o seu público são as grandes empresas.
Atualmente, ela oferece soluções para venda B2C e B2B, marketplaces e omnichannel. A ferramenta é personalizável, possui diferentes integrações via API e ainda tem componentes open-source para atender demandas muito específicas.
Além disso, a plataforma garante integrações com diferentes canais de vendas em um só lugar, com gestão centralizada de pedidos, estoques, logística, e ainda, marketing.
Através do seu armazenamento em nuvem, a solução garante segurança e escalabilidade para a operação de grandes lojas online.
Mas, é importante o lojista verificar se a plataforma está alinhada com seu orçamento, pois ela costuma ter um valor um pouco mais alto no mercado.
3. Shopify
A Shopify é uma plataforma de e-commerce internacional que está presente em mais de 170 países. Atualmente no Brasil, ela tem oferecido uma ferramenta e um suporte em português para se aproximar ainda mais dos lojistas brasileiros.
Além disso, a empresa permite a criação de um e-commerce de forma prática, sem a obrigação de saber sobre programação e ainda tem a funcionalidade de customização do site, e essas foram pensadas para diferentes segmentos de negócio.
A ferramenta ainda conta diversas integrações que prometem potencializar as vendas da loja virtual.
A Shopify também permite a venda de produtos de forma ilimitada e a plataforma ainda possibilita o rastreamento do inventário em diversos estoques, confere os múltiplos checkouts ao mesmo tempo e ainda verifica as atualizações dos impostos.
Contudo, a plataforma é dependente de aplicativos externos e os preços estão sujeitos a cotação do dólar.
4. Loja Integrada
A Loja Integrada é reconhecida como umas das melhores, pois é fácil de usar e ideal para quem está começando a vender online e deseja ter o seu próprio site.
A ferramenta também permite a integração com diversas soluções de atendimento, pagamentos, frete, gestão, vendas, dentre outras.
A plataforma também fornece materiais educativos para ajudar o lojista que está começando a vender em canais online e ensina como oferecer a melhor experiência para o seu cliente.
Além disso, a Loja Integrada oferece uma experiência facilitada para o lojista, possibilita a venda em diversos canais e oferece soluções para aumentar a taxa de conversão, como: cupons de descontos, frete grátis, captação de e-mails, recomendações de compras, mas, apesar disso, eles possuem um limite de cadastro de produtos.
5. Nuvemshop
A Nuvemshop é uma plataforma de e-commerce que permite a criação de uma loja grátis, mas também oferece planos mais completos dependendo da necessidade do varejista.
A ferramenta também permite a publicação de produtos ilimitados, tem integrações com diversos meios de pagamento e logístico,marketplaces, redes sociais e ainda possui diversos layouts customizáveis para deixar a loja virtual com perfil mais próximo da marca.
A solução também oferece suporte pela central de atendimento e pelo canal Messenger, e também atende seus clientes para tirar dúvidas pelo WhatsApp e e-mail.
Outro detalhe dessa ferramenta é que ela permite personalizar alguns recursos de engajamento, como: cupons de descontos, e-mail marketing, campanhas de remarketing. Porém, para o plano gratuito o suporte é limitado e a integração com marketplaces não é nativa.
6 dicas para escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio
Agora que você conhece as melhores plataformas de e-commerce do mercado, você deve estar na dúvida de como escolher a ferramenta certa para te ajudar a vender online.
É importante conhecer alguns critérios de avaliação e lembre-se sempre de avaliar o planejamento financeiro da empresa e onde desejam chegar. Veja o que não pode faltar na sua loja virtual!
1. Integração com outros sistemas
A plataforma precisa oferecer integrações com diversas outras soluções, como as de pagamento, gestão, logística e várias outras. Dessa forma, o lojista consegue ter um visão completa da sua operação.
2. Suporte inteligente
É importante verificar se a empresa que oferece recursos na plataforma como um suporte técnico atuante sempre que você precisar tirar uma dúvida ou reportar um problema. E, claro, sempre trazer soluções eficazes para não comprometer o seu negócio.
3. Segurança na estrutura
Outro detalhe que é importante avaliar é se a empresa oferece segurança de dados do site, pois assim, não acontecerá o vazamento das informações dos clientes. A falta de segurança no site pode trazer muitos problemas, como multas e perda de clientes.
4. Escalabilidade do negócio online
A plataforma escolhida precisa expandir junto com o crescimento do seu e-commerce. Dessa forma, ela precisa acompanhar o crescimento do tráfego, o número de cadastro de produtos e demandas que surgirem, sem precisar comprometer a performance e a experiência do cliente dentro da página.
5. Personalização do site
A plataforma de e-commerce precisa oferecer uma solução personalizável do produto, as informações precisam ser destacadas e tornar a página atrativa. Assim, o lojista consegue organizar sua loja virtual por categorias e de forma mais intuitiva.
6.Parceiros de pagamentos
O e-commerce precisa suportar vários tipos de pagamentos para que o cliente possa escolher a melhor opção para o seu ‘bolso’. Por isso, o lojista precisa escolher um parceiro confiável para que não ocorra problemas na hora do pagamento.
Linx Commerce: a melhor plataforma de e-commerce do mercado
Com a Linx Commerce o lojista não terá problemas, pois a ferramenta garante todos esses critérios e muito mais.
Dessa forma, os nossos clientes têm a garantia que o seu e-commerce suporta altos tráfegos, possui um checkout otimizado, os melhores parceiros de pagamentos do mercado, além de uma solução API First para integrar com outros sistemas externos e segurança que não vai te deixar na mão.
Além disso, a plataforma possibilita que o lojista gerencie várias lojas e com diferentes estratégias ao mesmo tempo a partir de um único painel e ainda possui módulo de promoções que ajuda o varejista a criar as ofertas que geram resultados.
A Linx Commerce que é umas das melhores plataformas de e-commerce do Brasil, têm muitas vantagens e se você ficou interessado em saber mais entre em contato com nosso time de especialistas neste link. Veja como podemos transformar suas vendas online!
Perguntas Frequentes - Plataforma de E-commerce
A Linx Commerce possui suporte na migração de outras plataformas?
O Time de Projetos é responsável por toda migração ou implantação, atuando com parceiros (agências e franquias) ou internamente. O atendimento é feito via chamados no Portal do Cliente, sem abertura por telefone. Durante o processo, a comunicação é reforçada com grupos no WhatsApp para agilidade. Após o Go Live (migração) e a confirmação de implantação concluída, o cliente passa a ser atendido pelo Time de Relacionamento/Suporte.
Quais integrações o Linx Commerce oferece para otimizar a gestão do meu e-commerce?
O Linx Commerce integra-se a vários ERPs, além de parceiros de pagamento, logística e aos principais marketplaces.
A Linx Commerce foi desenvolvida com a abordagem API First, o que possibilita uma integração simples com sistemas externos, além de facilitar a personalização e a rápida adaptação às necessidades do mercado.
O Linx Commerce é escalável para acompanhar o crescimento do meu negócio?
Sim. A plataforma é SaaS e cloud-based, suportando operações de qualquer porte, com performance garantida mesmo em picos como a Black Friday.