Ir para o conteúdo
  • Soluções
    Soluções

    Explore os recursos de Linx Commerce

    • Crie sua loja
    • B2B
    • Seja Omnichannel
    • Se torne um Marketplace
    • Digitalize sua franquia
    • Migre sua loja
    Por Segmentos

    Plataforma de e‑commerce que se adapta ao seu negócio

    • E-commerce Farmacêutico
    • E-commerce Automotivo
    • E-commerce de Moda
    • E-commerce para supermercados
  • Recursos
    Recursos

    Confira nossos recursos

    • Acompanhe as novas funcionalidades
    • Conecte-se ao ecossistema Google
    • Sua loja online em até 30 dias
    Integrações

    Confira nossas integrações

    • Todas integrações
    • Soluções para pagamentos
    • Logística para e-commerce
    • Venda nos marketplaces
  • Planos
  • Parcerias
    Parcerias

    Parcerias que impulsionam seu negócio

    • Torne-se um parceiro
    • Parceiros Tech
    • Agências parceiras
  • Conteúdos
    Blog
    Conteúdos e insights sobre e‑commerce e varejo digital
    FAQ
    Confira perguntas e respostas sobre commerce
    Canal do Youtube
    Acesse e confira nosso canal no Youtube
    Sobre Linx Commerce
    A plataforma e‑commerce da Linx e do grupo StoneCo.
Crie sua loja
  • novembro 14, 2024
  • 5:02 pm

Recorrência no e-commerce: a tendência que ganhou o mercado

Foto de Brendda Costa

Brendda Costa

recorrência

Quando se compra através de planos ou assinaturas, isso já é uma compra no modelo de recorrência. Entenda porque esse tipo de venda vem conquistando mais adeptos.

 

A recorrência está muito presente em nosso dia a dia, basta você pensar nas cobranças recorrentes como streamings, cursos online, academias, dentre outros.

 

Dessa forma, esse modelo de venda se torna cada vez mais atrativo para os clientes que buscam praticidade. E, os resultados para o lojista que investe nesse formato de venda são: o aumento da receita recorrente e a possibilidade de fidelização do cliente. 

 

De acordo com os dados divulgados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as empresas que investem em modelos de recorrência por assinatura movimentaram R$ 1 bilhão na economia do país, em 2022.

 

Já nos Estados Unidos, o mercado de compras recorrentes tem gerado uma receita estimada em US$ 10 bilhões por ano.

 

Diante desses cenários, é possível ver que no Brasil esse mercado vai crescer ainda mais, pois essa tendência vem conquistando mais consumidores. 

O que é recorrência?

Na prática, a recorrência é um formato de negócio onde as cobranças são feitas de forma automática e em uma frequência estabelecida em contrato, podendo ser mensal, semestral ou anual, isso vai depender da necessidade do cliente.

 

Dessa forma, esse modelo funciona por meio de planos, assinaturas ou mensalidades.

 

O que diferencia a recorrência dos outros serviços, é que as compras e entregas são recorrentes. Já as compras pontuais não entram nesse tipo de categoria. 

A renovação geralmente ocorre de forma automática, sendo interrompida apenas ao término do contrato ou mediante solicitação de cancelamento do vínculo com a empresa ou marca.

Outro ponto que é um diferencial é o modelo de pagamento recorrente.

Para as outras modalidades o valor é cobrado no seu total de compra, pois no parcelamento do valor da compra considera o limite do cartão de crédito, já na recorrência é preciso ter apenas o valor do pagamento mensal disponível. 

 

Essa abordagem beneficia ambas as partes, pois simplifica o processo tanto para a empresa quanto para o cliente. No entanto, é fundamental compreender seu funcionamento para garantir uma implementação adequada desse modelo.

Quais as vantagens de oferecer o modelo de recorrência no e-commerce?

Os benefícios para os lojistas que oferecem esse modelo de recorrência são vários. Veja!

Automação de cobranças

Com automação das cobranças, as empresas não precisam realizar esse processo de recorrência de forma manual.

 

Assim, esse processo proporciona mais produtividade e minimiza as chances de erros do setor financeiro, como por exemplo, cobranças duplicadas. 

Redução da inadimplência

Com as cobranças recorrentes feitas de forma automática, faz com que os clientes esqueçam ou atrasem o pagamento. Logo, há uma redução na taxa de inadimplência da empresa. 

Previsibilidade

Uma outra vantagem que a recorrência oferece é a previsibilidade da receita, onde é possível controlar o fluxo de caixa e os investimentos de forma mais eficiente. 

Controle do estoque

A recorrência permite que o lojista consiga planejar as reposições do estoque de forma mais estratégica, pois evita a falta e o desperdício de mercadorias paradas. 

Fidelização do cliente

Com a venda recorrente, o consumidor recebe seus produtos de forma periódica de acordo com sua necessidade.

 

Dessa maneira, o lojista consegue gerar mais oportunidades e aproximar do seu cliente, ou seja, fidelizá-lo.

Recorrências de planos e assinaturas: a nova funcionalidade Linx Commerce

A Linx Commerce possui um motor de recorrência que permite você criar planos e assinaturas para seus clientes.

Dentro da nossa estrutura, um plano representa um template já pré-definido pelo lojista para incentivar o consumidor a realizar a compra de um produto de forma recorrente. 


Ou seja, o lojista poderá influenciar o consumidor para o cenário de compra mais indicado.

 

Os critérios para definir na criação de um planos, são: forma de pagamento, periodicidade, descontos, taxas adicionais e itens, sejam do tipo SKU ou KIT. 

 

Já a assinatura, é diferente do conceito de plano, pois enquanto nos planos o lojista dita todas as regras e influencia o consumido.

 

Na assinatura o consumidor cria uma recorrência com base na sua necessidade específica.

 

Nesse caso, o consumidor não determinará todas regras, pois o lojista também terá autonomia e criará algumas regras para suas assinaturas, como: forma de pagamento, descontos, e claro, possíveis taxas adicionais.

 

Se você ficou interessado em como oferecer recorrência de compras dentro do seu e-commerce, entre em contato com nosso Time de Especialista e veja como impulsionar o seu negócio. 

AnteriorAnteriorOmni Commerce: transforme o seu varejo com omnicanalidade
PróximoAs melhores plataformas de e-commerce: veja as mais robustas!Próximo

grupo:

Linkedin-in Instagram Youtube

Institucional

  • Empresa
  • Suporte
  • Parcerias
  • Perguntas Frequentes
  • Contato

Conteúdos

  • Blog
  • Material Rico

Segmentos

  • Segmento Automotivo
  • Segmento de Moda
  • Segmento Farmacêutico
  • Digitalize sua Franquia
  • E-commerce para supermercados

Recursos

  • Venda nos marketplaces
  • Migre sua loja

Funcionalidades

  • E-commerce B2C
  • E-commerce B2B
  • Omni Commerce
  • Marketplace
  • Sua loja online em até 30 dias

Tecnologia

  • Documentações
  • Release Notes
  • Roadmap
  • Status page

Copyright © 2025. Linx Commerce

  • Cookies & Privacidade

Deixe seu contato, em breve iremos falar com você!