As tecnologias aplicadas no varejo online vêm passando por constantes inovações, mudanças e adaptações.
Com a constante evolução tecnológica, os e-commerce vem se adaptando para oferecer a melhor experiência para o seu cliente. Para isso, os varejistas têm investidos nas tecnologias para fazer interação, vender e usar como diferencial para encantar o seu público-alvo. Os reflexos dessas aplicações geram consequências significativas e positivas para os empreendedores e consumidores.
Os e-commerce no Brasil vêm acompanhando as tendências do mercado, e o reflexo disso já é visto nos faturamentos e ticket médio do comércio eletrônico. Segundo uma projeção feita pela ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as lojas virtuais vão faturar mais de R$ 200 bilhões e um ticket médio de quase 500 reais. Além disso, a expectativa que até o fim de 2024, serão mais 90 milhões de pessoas comprando nos canais digitais.
Quando se usa as tecnologias ao seu favor, os benefícios são vários. De acordo com a 6ª edição do estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro” realizado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), mostrou que as lojas virtuais que investiram na transformação digital tiveram um aumento da receita e engajamento em 77%.
Com esse cenário, é possível entender que o mercado digital vem passando por atualizações nas tecnologias e a expectativa é que as vendas cresçam. Com isso, é preciso ficar atento as novidades e as tendências que vem moldando o futuro do e-commerce. Veja!
3 tecnologias que vai transformar o varejo digital
Confira algumas tendências tecnológicas que vem moldar o futuro do e-commerce.
Inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) vem transformando as lojas virtuais e oferecendo uma experiência de compra mais personalizada. Quando se usa a IA, o lojista consegue analisar grandes volumes de dados, e assim, é possível entender os comportamentos dos clientes, possibilita o oferecimento de produtos mais precisos e uma navegação mais otimizada. Outro destaque que a inteligência artificial vem sendo usada é nos chatbots para oferecer respostas rápidas a qualquer hora do dia. E, claro, ainda libera o suporte da empresa para concentrar em outras demandas.
Realidade aumentada
A realidade aumenta (RA) quando é usada no comércio eletrônico permite que os consumidores vejam os produtos em seus ambientes sem sair de casa, ou seja, é possível ver o objeto que se deseja dentro do espaço que será usado. Por exemplo, se o cliente compra uma luminária ele consegue visualizar ela dentro de sua casa, e assim decide se vai comprar ou não. Com essa tecnologia, a experiência que se oferece para o cliente é interativa, e o consumidor se sente mais seguro para decidir sua compra.
Blockchain
O Blockchain é uma das tecnologias que vai revolucionar o e-commerce, pois ela oferece transparência e segurança nas transações. Dessa forma, com essa solução é possível reduzir os riscos de fraude e os erros. Logo, isso vai refletir na confiança do cliente com a marca, e assim ele sentirá seguro em compartilhar seus dados pessoais e financeiros. Além disso, o Blockchain simplifica a cadeia de suprimentos e garante originalidade dos produtos.
Agora que você conhece as tendências das tecnologias que serão usadas nos e-commerces, que tal conhecer um pouco mais sobre a plataforma Linx Commerce? Se você tem interesse em saber sobre nossos avanços tecnológicos, entre em contato com nosso time neste link.