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  • janeiro 14, 2025
  • 12:56 pm

Roadmap de sucesso: o planejamento em uma estrutura SaaS

Foto de Juan Carlo Francesch

Juan Carlo Francesch

roadmap

Como estruturar um roadmap de ecommerce em uma plataforma SaaS, superando desafios e definindo objetivos estratégicos para crescimento e inovação. 

 

Quando se deseja planejar o roadmap de uma plataforma de ecommerce é necessário entender que é uma tarefa estratégica e desafiadora.

 

Cada decisão tomada impacta diretamente os lojistas e os consumidores, pois exige uma análise cuidadosa das prioridades e tendências do mercado. Neste artigo, vamos explorar como essa preparação acontece, destacando os principais obstáculos e os objetivos que desejam ser alcançados. 

Por que o roadmap é importante?

O roadmap funciona como uma bússola para o desenvolvimento de uma plataforma de e-commerce. Dessa forma, ele orienta que os esforços das equipes de produto estejam alinhados com as prioridades e entregas ao longo do ano. 

 

Com um roadmap bem estruturado, é possível alinhar as evoluções da plataforma, as necessidades do mercado e aos objetivos estratégicos da empresa. 

Quais são os desafios na preparação do roadmap?

1. Entender o mercado e as tendências

O cenário do e–commerce está em constante mudança. Novas tecnologias, mudanças nos hábitos de consumo e regulamentações exigem uma análise contínua para manter a plataforma competitiva. 

2. Equilibrar demandas internas e externas

As solicitações vêm de diferentes stakeholders, como: clientes, times comerciais e suporte técnico. Logo, para priorizar essas demandas requer um equilíbrio entre o impacto no negócio e viabilidade técnica. 

3. Gerenciar recursos e prazos

Definir o que será entregue e seu prazo exige uma gestão eficaz de recursos humanos e tecnológicos. É crucial ser realista para evitar promessas que não possam ser cumpridas. 

Quais são os objetivos do roadmap em uma plataforma de e-commerce SaaS?

Melhoria contínua da experiência do usuário

A missão é facilitar a vida dos lojistas e oferecer uma experiência de compra fluida para o consumidor final. 

Inovação e competitividade

Novas tecnologias e funcionalidades são incorporadas para que os clientes se destaquem no mercado, e este talvez seja o fator mais complexo e que precisa de uma melhor visão de mercado. Afinal, os responsáveis pelo roadmap devem estar sempre atentos as principais tendências. 

Crescimento sustentável

As funcionalidades que impulsionam vendas e otimizam operações são planejadas para permitir que os lojistas cresçam de forma sustentável e sejam competitivos em seus segmentos. 

Como aplicamos isso na prática?

O desenvolvimento do roadmap é um trabalho colaborativo e estratégico. As pesquisas de mercado, análises de dados de uso da plataforma e feedback dos clientes ajudam a definir as prioridades. 

 

Por exemplo, uma das últimas iniciativas de Linx Commerce foi a evolução do motor de recorrência de planos e assinaturas, onde foi criado a possibilidade de compras recorrentes para todos os lojistas que usam nossa plataforma de e-commerce. 

Essa decisão veio de análises detalhadas sobre o mercado e demandas específicas de lojistas que buscavam fidelizar seus clientes, vendendo produtos de forma periódica.

 

Dessa forma, essa funcionalidade trouxe grande destaque para os lojistas que atuam no segmento de farma e pet. 

Como se preparar para o futuro?

A construção de um roadmap não é uma tarefa única, pois é um ciclo contínuo de aprendizado, execução e revisão, e sim, ele muda diariamente.

 

Com um planejamento eficiente, é possível garantir que a plataforma de e-commerce continue robusta, inovadora e pronta para atender às principais tendências do mercado.

 

Quer saber mais sobre como planejamos as próximas inovações? Fique de olho em nosso blog e acompanhe as novidades que estamos preparando para impulsionar o seu e-commerce! 

 

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