O lojista que deseja conquistar o seu cliente precisa estar por dentro das principais meios de pagamentos que podem ser usadas nos canais digitais.
Quando um e-commerce oferece múltiplos meios de pagamentos para o seus clientes as chances de aumentar as conversões e melhorar a experiência desses são enormes. Com esse tipo de estratégia sendo usada, o alcance do público é maior, pois atende as necessidades específicas e as preferências dos consumidores.
Dentre essas vantagens citadas, se o lojista ainda oferece diversos tipos de pagamentos, ainda é possível diminuir as taxas de abandono de carrinho dentro do e-commerces, pois o cliente consegue encontrar de forma conveniente e segura a opção certa e que vai de encontro com seu orçamento.
Mas, nos últimos anos, o setor de meios de pagamentos vem passando por grande atualizações e de forma acelerada, pois o cliente vem buscando uma experiência de compra fluída, e com isso o varejista precisa ficar atento para entender as especificidades dos seus clientes para oferecer a melhor forma de pagamento.
Segundo o estudo Estatísticas de Pagamento de Varejo e de Cartões no Brasil, realizado pelo Banco Central, em 2023, houve um aumento significativo de 31% das transações de pagamentos em relação a 2022, o que totalizou R$ 108,7 bilhões. A pesquisa ainda reforçou que esse aumento aconteceu devido ao crescimento do uso do Pix (Pagamento Instantâneo Brasileiro).
No ano passado, o Pix correspondeu a 39% das transações realizadas no país e ficou atrás apenas dos pagamentos realizados com cartões, 41%. Outro detalhe que foi apresentado foi que o uso dos boletos caíram 7%, em relação a 2022.
Dessa forma, mostra que alguns meios de pagamento tem conquistado mais os clientes e outros caindo em desuso. Assim, para te ajudar vamos te mostrar os meios de pagamentos que estão sendo mais usados nas lojas virtuais.
Meios de pagamentos: conheça os 4 mais usados nos e-commerces!
Cartões de crédito
O pagamento no cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais usadas pelos usuários que fazem compras tanto no ambiente físico quanto no digital. De acordo com a pesquisa realizada pela CNDL, mostrou que 57% das pessoas usam essa modalidade de pagamento. Uma das vantagens desse formato é a opção de dividir o valor. E, no ambiente digital, muitas marcas já oferecem a possibilidade de pagar com dois cartões de crédito.
Na Linx Commerce, o nosso checkout foi desenvolvido para facilitar a venda e permite que o cliente pague com dois cartões. Além de adaptado para qualquer dispositivo, o Easy Checkout ainda garante menos burocracia e complicações, e isso reduz o abandono do carrinho dentro dos e-commerces.
Carteiras Digitais (Wallets)
As carteiras digitais, como Apple Pay, PicPay, AME Digital e Google Pay, estão entre os meios de pagamentos que vem conquistando mais clientes. Na prática, são aplicativos que concentram o dinheiro do usuário em uma conta online, e assim, o usuário consegue realizar os pagamentos sem precisar usar o cartão em cada compra. Além disso, essa modalidade oferece mais segurança, pois garante uma camada extra de proteção aos dados financeiros dos clientes.
A Linx Commerce oferece soluções de pagamento que não apenas otimizam a jornada de compra, como também trazem uma série de vantagens para os lojistas e clientes. Atualmente, temos algumas parcerias estratégicas que garantem a oportunidade dos varejistas de oferecer as carteiras digitais como forma de pagamento dentro das lojas virtuais.
Pix
O Pix é uma das formas de pagamentos que tem conquistado o público, cerca de 70% dos brasileiros já usam, seguindo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O Pix transformou os meios de pagamentos pois ele oferece praticidade, rapidez e segurança. Além disso, deve-se entender que o Pix é um importante conversor de vendas online, e ainda tem potencial de fomentar as compras. Já para os lojistas, o Pix nos e-commerces gera menos custos e melhora o fluxo de caixa da loja.
A Linx Commerce possui alguns parceiros que oferecem essa modalidade de pagamento que já é muito usada pelos usuários que fazem compras online.
Recorrência
As vendas recorrentes é um formato onde é estabelecido por contrato a forma automática de cobrança. A recorrência pode ser mensal, semestral ou anual, tudo dependerá da necessidade do cliente. O modelo ainda funciona com planos, assinaturas e mensalidades, vai depender do que o e-commerce oferece.
Quando falamos de pagamento, o diferencial é que nas modalidades de compras pontuais os valores são cobrados no seu total, já na recorrência a compra leva em consideração o limite do cartão de crédito e só faz a cobrança de forma mensal.
A Linx Commerce tem essa feature em sua plataforma que permite criar planos e assinaturas para seus clientes. Para saber mais, acesse este artigo.
Você viu que as lojas virtuais estão oferecendo meios de pagamentos mais modernos e com mais comodidade e praticidade para seus usuários. Os meios como cartão de débito e boletos já estão caindo nas preferências do cliente. Por isso, é importante que todo lojista acompanhe as tendências e esteja por dentro das necessidades dos clientes.
Com a Linx Commerce, o varejista encontra as melhores opções de meios de pagamentos e os melhores parceiros que vão otimizar as vendas do seu e-commerce. Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato com nosso time de especialistas, e conheça as melhores formas de pagamento que você pode oferecer no seu site.