8 pontos para uma gestão de operação de e-commerce

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Brendda Costa

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No Fórum E-commerce Brasil 2024, no primeiro dia do evento, foi realizado uma masterclass sobre os oito pontos para ter uma gestão de operação de e-commerce de sucesso. A Linx Commerce esteve lá e acompanhou tudo! 

 

O Fórum E-Commerce Brasil é um dos maiores eventos de e-commerce da América Latina. Durante os três dias do evento que aconteceu no fim de julho e início de agosto, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as tendências, saber mais sobre as ferramentas do mercado e ainda participar de palestras relevantes com algumas marcas do mercado.  Uma desses bate-papo foi a Masterclass – As 08 lentes da gestão de uma operação de e-commerce, onde Ângelo Vicente, founder e CEO da SELIA Fullcommerce; Paula França, conselheira do E-commerce Brasil, Leandro Alves, diretor da Tenda Atacado; Marcelo Vieira, conselheiro ESales, trouxeram alguns pontos de atenção sobre a gestão de operação de um e-commerce.  

 

Durante esse encontro, foram apresentadas oito dicas para ajudar o lojista a fazer um gerenciamento das operações de um e-commerce. Confira! 

Gestão de operação de e-commerce: como fazer? 

 

Precificação
 

É preciso ficar atento aos custos e as despesas, pois são fatores determinantes para direcionar o setor financeiro. Além disso, é importante entender as variáveis que podem influenciar na produção do negócio para torná-lo mais sustentável. Para Ângelo Vicente, founder e CEO da SELIA Fullcommerce, é preciso utilizar os algoritmos, analisar os dados para trazer mais eficiência e rentabilidade para o e-commerce.  

 

Viabilidade financeira 

Para o seu e-commerce ser viável, o lojista precisa fazer uma análise financeira rigorosa para conseguir fazer um planejamento orçamentário, otimizar os custos operacionais e diversificar as fontes de receitas. Além disso, é importante o lojista acompanhar o EBITDA (o lucro da empresa antes de serem descontados o que o negócio gastou com juros e impostos, perdeu a depreciação e amortização), pois esse índice mede se a operação da empresa está saudável. 

 

Seleção sistêmica
 

A escolha da plataforma de e-commerce e os sistemas de integração facilita a gestão de operação do seu e-commerce. Dessa forma é importante fazer análise criteriosa dessas ferramentas para o negócio se tornar escalável e fazer os ajustes que for necessário para o lojista. 

 

Aquisição de clientes
 

Para aumentar a base clientes no e-commerce é preciso segmentar o mercado, personalizar campanhas, usar o marketing de conteúdo e o SEO e implementar um programa de indicação e parcerias estratégicas. A conselheira do E-Commerce Brasil, Paula França, ainda complementou dizendo que o lojista precisa fazer uma segmentação não linear, pois público tem perfis diferentes. Além disso, é preciso ter um olhar amplo de mercado, porque é um campo muito vasto.  

 

Contratação de pessoas  

A conselheira Paula França reforçou que “gestor de empresa, precisa ser gestor de pessoas”, pois o líder precisa ser transparente com seus colaboradores, mesmo sendo uma relação complexa, é preciso todos saberem para onde empresa deseja chegar. “A gente não é tecnologia, somos pessoas que dependemos de pessoas para crescer um e-commerce”, completou. Assim, ter uma equipe qualificada é uma garantia de sucesso para uma loja online. Por isso, é importante implementar processos de recrutamento eficiente, programas de treinamentos e desenvolvimento contínuo e criação de uma cultura organizacional positiva. 

 

Crescimento do negócio 

 

Segundo Leandro Alves, diretor da Tenda Atacado, as empresas são feitas para dar lucro, por isso, se há dor no crescimento é porque o foi um reflexo de um mau planejamento. Para que o crescimento do e-commerce aconteça, é preciso planejar e executar estratégias de maneira sustentável. Por isso, é importante escalar o negócio, pesquisar e fazer adaptações para o mercado internacional e investir em inovações e melhorias contínuas. 

 

Operação Logística

 

Para a logística funcionar na gestão de operação, é preciso compreender o fluxo de operação, como: recebimento do produto, o processo de armazenagem, o planejamento de separação, garantir a conferência do faturamento e a expedição.  O diretor da Tenda Atacado, Leandro Alves, informou no bate-papo que a logística é um diferencial e não custo e ainda citou uma frase de Marcelo Vieira, “A primeira venda é do marketing/comercial, as demais são da logística”. E por fim, reforçou, que o lojista precisa garantir ao cliente o produto certo, na ora combinada e no certo. 

 

Ciclo do Pedido 

 

O lojista precisa entender o fluxo do pedido do seu e-commerce. Dessa forma, é importante ter uma tecnologia eficiente, oferecer informações claras, ter políticas acessíveis, saber analisar os dados e tomar decisões em cima desses dados.  

 

Com esses principais pontos atuando de forma eficiente, o sucesso da gestão de operação do e-commerce é garantido. Mas, contar com uma plataforma de e-commerce que possibilita otimização e agilidade desses pontos é fundamental, por isso conheça a plataforma Linx Commerce aqui