As vendas online podem ajudar na expansão do varejo físico, mas se não seguir algumas técnicas o sucesso do negócio pode ser impactado. Confira algumas dicas de como impulsionar o negócio online.
Se tem uma preocupação para quem está começando uma loja virtual ou para quem já está há mais tempo no mercado digital é aumentar as vendas.
Para isso, é necessário planejar e implementar novas estratégias e técnicas de vendas para poder melhorar o faturamento e ainda fidelizar os consumidores que estão comprando.
De acordo com a pesquisa realizada pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2024, o e-commerce brasileiro arrecadou R$204,3 bilhões. Isso representou um crescimento de 10,5% em relação ao ano de 2023.
Além disso, foram registrados cerca de 414,9 milhões de pedidos que representou um ticket médio de R$492,40. Ao todo, o número de consumidores online chegou a atingir 91,3 milhões.
Os dados do estudo comprovam que as vendas online também se tornaram uma necessidade para os lojistas que desejam expandir seus negócios, por isso os números vem sempre crescendo e o comércio eletrônico continua se fortalecendo.
As vantagens das vendas online também são várias, como: o negócio aberto 24h, possibilitando vender os produtos todos os dias do ano em qualquer horário; permite a segmentação do público alvo e os custos fixos em relação ao varejo físico são menores, dentre outros benefícios.
Para te ajudar nas vendas online, o nosso time separou algumas estratégias para impulsionar o seu negócio. Veja!
1. Cross selling e Up Selling
Para colocar em prática essa técnica é preciso entender o conceito. Dessa forma, o cross selling é quando se oferece produtos relacionados ao que são de interesse do consumidor.
Dentro de uma loja virtual, pode ser aplicado como sugestão de itens complementares ou alguma oferta de kit de produtos.
Já o up selling é quando oferta uma versão superior do produto escolhido, ou seja, ou um modelo mais novo ou com mais funcionalidades, por exemplo.
O importante é levar sempre em consideração a necessidade do cliente, pois é preciso fazer sentido os itens que estão sendo oferecidos.
2. Gatilhos mentais
O uso de gatilhos mentais pode ser uma excelente estratégia para atrair mais clientes dentro da sua loja virtual.
Com esses estímulos, o cérebro entende que precisa acelerar a tomada de decisão sobre aquela compra.
Muito se vê dentro dos e-commerces o senso de escassez, ou seja, quando o lojista coloca alguma quantidade de produto, por exemplo: “restam 3 produtos”, ou de tempo “a promoção é válida só hoje”.
3. E-mail marketing
Já o e-mail marketing é uma ferramenta que pode ajudar a converter mais clientes e manter um bom relacionamento com quem já teve experiência de compra na loja virtual.
Dessa forma, esse canal pode ser usado para divulgar promoções, conteúdos relevantes e novidades.
Outro ponto importante quando se usa o e-mail marketing é a possibilidade segmentação dos clientes, ou seja, permite realizar campanhas e promoções de acordo com a preferência e perfil do cliente.
Além disso, ainda é possível configurar disparos de e-mails para recuperação de carrinhos abandonados e oferecer algum diferencial para que ele realize a compra.
Logo, o e-mail marketing pode ser um grande aliado, mas é importante ressaltar que esse e-mail não pode ser spam e também não se pode comprar listas de e-mails,pois essa prática é proibida pela LGPD.
4. Otimização de SEO
O SEO de um site é um conjunto de técnicas que impactam os algoritmos dos buscadores online. Com essas ações é possível melhorar o ranqueamento das páginas dentro do Google através de palavras-chave.
Portanto, a otimização do SEO permite que o site, blog, redes sociais e outras ações digitais tenham mais audiência. Dessa forma, o lojista consegue desenvolver estratégias para melhorar a autoridade da página, o tráfego e a conversão.
5. Redes Sociais
Atualmente, é imprescindível um negócio ter presença digital, ou seja, além de ter site, blog, e-mail marketing, ainda é importante estar nas redes sociais. O uso das redes sociais pode ser uma estratégia que possibilita um maior alcance online.
Contudo, ao criar uma rede social é preciso ficar atento às boas práticas de copywriting, aplicar os gatilhos mentais, realizar um bom marketing de conteúdo e de influência, praticar o SEO e investir em mídia paga.
No varejo digital, as redes sociais são uma das principais ferramentas para ajudar nas vendas online, por isso, é importante criar um perfil para sua marca seguindo algumas técnicas citadas.
6. Plataforma de e-commerce
Ter uma plataforma de e-commerce que permite o crescimento das vendas online é essencial para quem busca escalar o seu negócio.
Por isso, é importante contar com uma plataforma que consiga acompanhar a expansão da loja virtual, que suporte alto tráfego em datas sazonais para o varejo, que ofereça segurança para que seus clientes confie naquele comércio eletrônico, e que tenha funcionalidades que ajude aumentar as vendas online.
A plataforma Linx Commerce é a solução ideal para você que deseja realizar vendas online, pois ela garante estabilidade, segurança, suporta altos tráfegos, possui parceiros de negócios que podem facilitar a rotina de vendas do seu site, e funcionalidades que podem impulsionar a loja virtual.
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